Segundo reportagem da Revista Apólice, apenas 19% dos médicos do Brasil possuem seguro de responsabilidade civil do médico.
Este baixo número é preocupante pois implica num risco muito grande para os médicos. Até pouco tempo atrás, a maioria das ações judiciais por erro médico era contra os hospitais. No entanto, com o maior acesso da população à informação, os processos diretos contra médicos ou o repasse dos processos pelos hospitais têm aumentado.
O principal objetivo deste seguro é proteger o médico de eventuais reclamações ou ações na Justiça em que seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários a outras pessoas, sejam materiais ou corporais. Médicos abrem crânios, abdômen, tórax, fazem cirurgias, prescrevem receitas. Então, este profissional não pode ficar descoberto.
Saiba mais sobre como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil
Conheça as especialidades médicas que mais recebem processos judiciais:
São causas frequentes de notificações judiciais contra obstetras:
São causas frequentes de notificações judiciais contra cirurgiões plásticos:
São causas frequentes de notificações judiciais contra clínicos médicos:
Além disso, outras especialidades que também possuem uma alta demanda judicial são: cirurgiões em geral (coloproctologista, otorrinolaringologista, cirurgiões cardíacos, cirurgiões pediátricos, ortopedista, entre outros) e anestesistas.
O seguro de reponsabilidade civil do médico portanto oferece diversos benefícios aos médicos, pois proporciona garantia ao exercício da profissão, já que este profissional está sujeito a riscos. Igualmente, a contraprestação é pequena quando comparada ao benefício econômico proporcionado.
É preciso ler no entanto com atenção as cláusulas do contrato, em especial as que informam os danos que serão cobertos pelo seguro. Em resumo, existem danos corporais, materiais, estéticos, existenciais e morais. No entanto, é possível que algum deles não esteja incluído na proteção.
Se você mora fora do Brasil, já pensou em como garantir a segurança financeira da…
O Rio de Janeiro possui centenas de hospitais em toda cidade. No entanto, nem todos…
Nesta 4a feira, 31/07/2024, a Amil comunicou, oficialmente, através de seu site institucional que não…
A Golden Cross divulgou recentemente a suspensão da contratação de novos planos de saúde no Rio…
Plano de saúde no Rio de Janeiro: se você está em busca de um convênio…
Na jornada por cuidados médicos eficazes, os planos de saúde acabam se tornando aliados importantes.…