Plano de Saúde

Rede D’Or descredencia 3 hospitais da rede Amil e preocupa clientes no RJ

Nesta 4a feira, 31/07/2024, a Amil comunicou, oficialmente, através de seu site institucional que não conta mais com 3 dos mais importantes hospitais da Rede D’Or: o Quinta D’Or, o Copa D’Or e o hospital pediátrico Jutta Batista. Estas suspensões de hospitais podem representar um prejuízo grande para a Amil em termos de perda de clientes de sua base e redução na taxa de novos clientes e levantam uma preocupação se a Rede D’or estaria adotando uma estratégia para enfraquecer outras seguradoras/operadoras de saúde para favorecer a Sul América.

Impacto da Rede D'Or para a Amil

Que a Rede D’or faz falta para a Amil, já está comprovado. Em 2019, a Amil tomou a decisão de suspender o atendimento da Rede D’or em seus planos, e registrou uma grande perda de usuários. Foi estimado que a Amil perdeu, na época, cerca de 15% de sua carteira de clientes no RJ, de modo que voltou atrás rapidamente e reatou seus laços com a Rede D’Or. O episódio pode ter mostrado para a Rede D’Or o quanto seus hospitais no Rio de Janeiro são importantes para a Amil e outras tantas operadoras/seguradoras de saúde. 

Qual a relação da Rede D'Or e SulAmérica?

A Rede D’Or comprou a Sul América em 2022. Na época, muito se falou sobre o prejuízo que a união de um dos maiores grupos hospitalares do Brasil com uma das principais seguradoras de saúde poderia trazer ao mercado. A Rede D’Or poderia deixar de aceitar planos de outras operadoras, para enfraquecê-las? 

Por outro lado, a SulAmérica poderia reduzir a diversidade de sua rede, descredenciando alguns hospitais, a fim de direcionar mais para os hospitais de seu grupo? Ambas as empresas tranquilizaram o mercado neste sentido. A Rede D’Or disse, na época, que para eles é fundamental aceitar diversos outros planos para manter a taxa de ocupação do hospital elevada. A Sul América também enalteceu a importância da diversidade e capilaridade de sua rede para manter a competitividade de seu plano e continuar crescendo. 

É importante dizer, ainda, que a Rede D’Or também é a maior acionista da Qualicorp, a maior administradora de planos de saúde do Brasil.

 

O que tem acontecido com a Rede D'Or?

O Cade, Susep e ANS aprovaram a fusão entre as duas empresas em dezembro de 2022. Após 1 ano da conclusão da fusão, vimos observando alguns movimentos curiosos, para não dizer, preocupantes. Apenas em 2024:

  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Hospital São Luiz São Caetano para clientes da Porto Saúde
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Hospital e Maternidade Brasil para clientes da Porto Saúde
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Copa D’Or para clientes da Porto Saúde
  • Amil e Bradesco deixam de comercializar seus planos pela Qualicorp. Sul América passa, então, a ser a única das grandes seguradoras/operadoras de saúde comercializada na Qualicorp.
  • Amil volta a operar no modelo coletivo por adesão pela administradora Supermed, porém com categorias bem diferentes do que possui em seu portfólio, e sem aceitar nenhum hospital da Rede D’Or.
  • A Sul América passa a só aproveitar carências de clientes Golden e Amil (além de HapVida NDI e algumas Unimeds) em grupos com 5 ou mais vidas.
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, os hospitais Quinta D’Or, Copa D’Or e Jutta Batista para clientes da Amil.

Dificuldades de negociação entre outras operadoras que não Sul América e a Rede D’Or podem ser percebidas também observando-se alguns detalhes de rede de outros grandes planos. A Porto Saúde, por exemplo, nunca credenciou em sua rede o Hospital Jutta Batista e só credenciou o Gloria D’Or, outro importante hospital da Rede D’Or no Rio de Janeiro, para ginecologia e obstetrícia e nada mais.

Estes movimentos de mudanças de rede de hospitais em planos de saúde são normais e podem ocorrer com qualquer um. No entanto, estes casos relacionados à Rede D’Or e outras operadoras/seguradoras chamam mais a atenção pela sua fusão com a SulAmérica. 

Isto enfraquece a concorrência e prejudica o consumidor. A ANS estabelece que, quando um prestador médico sai da rede de uma operadora, esta é obrigada a substituí-lo por outro equivalente, em região próxima. Na prática, no entanto, isto não funciona como deveria. Tomando como exemplo o Quinta D’Or, hospital de referência na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Amil relacionou, entre o similares, o Hospital Panamericano, que nem de longe tem o mesmo padrão de qualidade. A Porto, relacionou, como similar, quando perdeu a pediatria do Copa D’Or, o hospital Memorial de Botafogo, também longe de ser de um padrão similar ao Copa D’Or, e os hospitais Pasteur e Vitória, que não são perto de Copacabana, ou seja, não são alternativas ao Copa D’Or.

Na guerra entre operadoras e redes de hospitais e a formação destes conglomerados, a Amil e Rede Dasa, dona de diversos hospitais e laboratórios, anunciaram, em junho de 2024, a formação de uma joint venture, denominada Ímpar. Pode ser um contra-ataque à Rede D’Or/Sul América e, eventualmente, provocará algum tipo de retaliação no que se refere a credenciamentos de outros planos, principalmente da Sul América. No fim, quem perde é o consumidor, que vê planos já contratados se modificando significativamente, e reduz-se o potencial da ampla e livre concorrência.

O que fazer diante deste cenário?

E agora? Haverá uma fuga de clientes da Amil por estes descredenciamentos, como foi observada em 2019? Haverá descredenciamento de outros hospitais da rede Dor na Amil? A SulAmérica irá aumentar seu preço, em função de ter mais garantias que terá toda a Rede D’Or por muito tempo ainda?

São questionamentos que apenas o tempo irá responder. O fato é que, apesar deste descredenciamento, a Amil ainda conta com excelentes hospitais em sua Rede referenciada, tais como o Hospital Pró-Cardíaco e Samaritano, já a partir do plano S750. 

O mercado de planos de saúde não está fácil e a melhor maneira de você garantir que tem o melhor para você, dentro dos seus critérios, é contar com uma corretora isenta e especializada em planos de saúde,  como a Garantia Corretora de Seguros e Planos de Saúde. Conte conosco para pesquisar o melhor pra você e sua família e te orientar a cada passo de sua caminhada!

Formulário de Cotação


Insira o Celular com DDD
Como gostaria de ser contactado?
Tem plano de saúde?
Como pretende contratar o plano?
Abrangência
Acomodação
Selecione número de pessoas de 0 a18 anos
Selecione número de pessoas de 19 a 23 anos
Selecione número de pessoas de 24 a 28 anos
Selecione número de pessoas de 29 a 33 anos
Selecione número de pessoas de 34 a 38 anos
Selecione número de pessoas de 39 a 43 anos
Selecione número de pessoas de 44 a 48 anos
Selecione número de pessoas de 49 a 53 anos
Selecione número de pessoas de 54 a 58 anos
Selecione número de pessoas acima de 58 anos

Recent Posts

Melhores hospitais pediátricos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui centenas de hospitais em toda cidade. No entanto, nem todos…

2 semanas ago

Golden Cross suspende comercialização de novos planos

A Golden Cross divulgou recentemente a suspensão da contratação de novos planos de saúde no Rio…

5 meses ago

Plano de Saúde RJ – Conheça os melhores e seus preços!

Plano de saúde no Rio de Janeiro: se você está em busca de um convênio…

7 meses ago

Como evitar erros nos lançamentos das consultas via plano de saúde

Na jornada por cuidados médicos eficazes, os planos de saúde acabam se tornando aliados importantes.…

1 ano ago

Plano de Saúde para Idosos: Tabela de Preços e Carências

Encontrar um plano de saúde para idosos com um bom custo-benefício pode parecer uma missão…

1 ano ago

Médicos em transição de carreira: passos para abrir a própria clínica

A transição de carreira para abrir um consultório ou uma clínica própria pode ser um…

1 ano ago