Plano de Saúde

Rede D’Or descredencia 3 hospitais da rede Amil e preocupa clientes no RJ

Nesta 4a feira, 31/07/2024, a Amil comunicou, oficialmente, através de seu site institucional que não conta mais com 3 dos mais importantes hospitais da Rede D’Or: o Quinta D’Or, o Copa D’Or e o hospital pediátrico Jutta Batista. Estas suspensões de hospitais podem representar um prejuízo grande para a Amil em termos de perda de clientes de sua base e redução na taxa de novos clientes e levantam uma preocupação se a Rede D’or estaria adotando uma estratégia para enfraquecer outras seguradoras/operadoras de saúde para favorecer a Sul América.

Impacto da Rede D'Or para a Amil

Que a Rede D’or faz falta para a Amil, já está comprovado. Em 2019, a Amil tomou a decisão de suspender o atendimento da Rede D’or em seus planos, e registrou uma grande perda de usuários. Foi estimado que a Amil perdeu, na época, cerca de 15% de sua carteira de clientes no RJ, de modo que voltou atrás rapidamente e reatou seus laços com a Rede D’Or. O episódio pode ter mostrado para a Rede D’Or o quanto seus hospitais no Rio de Janeiro são importantes para a Amil e outras tantas operadoras/seguradoras de saúde. 

Qual a relação da Rede D'Or e SulAmérica?

A Rede D’Or comprou a Sul América em 2022. Na época, muito se falou sobre o prejuízo que a união de um dos maiores grupos hospitalares do Brasil com uma das principais seguradoras de saúde poderia trazer ao mercado. A Rede D’Or poderia deixar de aceitar planos de outras operadoras, para enfraquecê-las? 

Por outro lado, a SulAmérica poderia reduzir a diversidade de sua rede, descredenciando alguns hospitais, a fim de direcionar mais para os hospitais de seu grupo? Ambas as empresas tranquilizaram o mercado neste sentido. A Rede D’Or disse, na época, que para eles é fundamental aceitar diversos outros planos para manter a taxa de ocupação do hospital elevada. A Sul América também enalteceu a importância da diversidade e capilaridade de sua rede para manter a competitividade de seu plano e continuar crescendo. 

É importante dizer, ainda, que a Rede D’Or também é a maior acionista da Qualicorp, a maior administradora de planos de saúde do Brasil.

 

O que tem acontecido com a Rede D'Or?

O Cade, Susep e ANS aprovaram a fusão entre as duas empresas em dezembro de 2022. Após 1 ano da conclusão da fusão, vimos observando alguns movimentos curiosos, para não dizer, preocupantes. Apenas em 2024:

  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Hospital São Luiz São Caetano para clientes da Porto Saúde
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Hospital e Maternidade Brasil para clientes da Porto Saúde
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, a pediatria do Copa D’Or para clientes da Porto Saúde
  • Amil e Bradesco deixam de comercializar seus planos pela Qualicorp. Sul América passa, então, a ser a única das grandes seguradoras/operadoras de saúde comercializada na Qualicorp.
  • Amil volta a operar no modelo coletivo por adesão pela administradora Supermed, porém com categorias bem diferentes do que possui em seu portfólio, e sem aceitar nenhum hospital da Rede D’Or.
  • A Sul América passa a só aproveitar carências de clientes Golden e Amil (além de HapVida NDI e algumas Unimeds) em grupos com 5 ou mais vidas.
  • Rede D’Or suspende, por decisão unilateral, os hospitais Quinta D’Or, Copa D’Or e Jutta Batista para clientes da Amil.

Dificuldades de negociação entre outras operadoras que não Sul América e a Rede D’Or podem ser percebidas também observando-se alguns detalhes de rede de outros grandes planos. A Porto Saúde, por exemplo, nunca credenciou em sua rede o Hospital Jutta Batista e só credenciou o Gloria D’Or, outro importante hospital da Rede D’Or no Rio de Janeiro, para ginecologia e obstetrícia e nada mais.

Estes movimentos de mudanças de rede de hospitais em planos de saúde são normais e podem ocorrer com qualquer um. No entanto, estes casos relacionados à Rede D’Or e outras operadoras/seguradoras chamam mais a atenção pela sua fusão com a SulAmérica. 

Isto enfraquece a concorrência e prejudica o consumidor. A ANS estabelece que, quando um prestador médico sai da rede de uma operadora, esta é obrigada a substituí-lo por outro equivalente, em região próxima. Na prática, no entanto, isto não funciona como deveria. Tomando como exemplo o Quinta D’Or, hospital de referência na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Amil relacionou, entre o similares, o Hospital Panamericano, que nem de longe tem o mesmo padrão de qualidade. A Porto, relacionou, como similar, quando perdeu a pediatria do Copa D’Or, o hospital Memorial de Botafogo, também longe de ser de um padrão similar ao Copa D’Or, e os hospitais Pasteur e Vitória, que não são perto de Copacabana, ou seja, não são alternativas ao Copa D’Or.

Na guerra entre operadoras e redes de hospitais e a formação destes conglomerados, a Amil e Rede Dasa, dona de diversos hospitais e laboratórios, anunciaram, em junho de 2024, a formação de uma joint venture, denominada Ímpar. Pode ser um contra-ataque à Rede D’Or/Sul América e, eventualmente, provocará algum tipo de retaliação no que se refere a credenciamentos de outros planos, principalmente da Sul América. No fim, quem perde é o consumidor, que vê planos já contratados se modificando significativamente, e reduz-se o potencial da ampla e livre concorrência.

O que fazer diante deste cenário?

E agora? Haverá uma fuga de clientes da Amil por estes descredenciamentos, como foi observada em 2019? Haverá descredenciamento de outros hospitais da rede Dor na Amil? A SulAmérica irá aumentar seu preço, em função de ter mais garantias que terá toda a Rede D’Or por muito tempo ainda?

São questionamentos que apenas o tempo irá responder. O fato é que, apesar deste descredenciamento, a Amil ainda conta com excelentes hospitais em sua Rede referenciada, tais como o Hospital Pró-Cardíaco e Samaritano, já a partir do plano S750. 

O mercado de planos de saúde não está fácil e a melhor maneira de você garantir que tem o melhor para você, dentro dos seus critérios, é contar com uma corretora isenta e especializada em planos de saúde,  como a Garantia Corretora de Seguros e Planos de Saúde. Conte conosco para pesquisar o melhor pra você e sua família e te orientar a cada passo de sua caminhada!

Formulário de Cotação


Insira o Celular com DDD
Como gostaria de ser contactado?
Tem plano de saúde?
Como pretende contratar o plano?
Abrangência
Acomodação
Selecione número de pessoas de 0 a18 anos
Selecione número de pessoas de 19 a 23 anos
Selecione número de pessoas de 24 a 28 anos
Selecione número de pessoas de 29 a 33 anos
Selecione número de pessoas de 34 a 38 anos
Selecione número de pessoas de 39 a 43 anos
Selecione número de pessoas de 44 a 48 anos
Selecione número de pessoas de 49 a 53 anos
Selecione número de pessoas de 54 a 58 anos
Selecione número de pessoas acima de 58 anos

Recent Posts

Golden Cross suspende comercialização de novos planos

A Golden Cross divulgou recentemente a suspensão da contratação de novos planos de saúde no Rio…

4 meses ago

Plano de Saúde RJ – Conheça os melhores e seus preços!

Plano de saúde no Rio de Janeiro: se você está em busca de um convênio…

6 meses ago

Como evitar erros nos lançamentos das consultas via plano de saúde

Na jornada por cuidados médicos eficazes, os planos de saúde acabam se tornando aliados importantes.…

1 ano ago

Plano de Saúde para Idosos: Tabela de Preços e Carências

Encontrar um plano de saúde para idosos com um bom custo-benefício pode parecer uma missão…

1 ano ago

Médicos em transição de carreira: passos para abrir a própria clínica

A transição de carreira para abrir um consultório ou uma clínica própria pode ser um…

1 ano ago

Como evitar fraudes no uso do plano de saúde com um sistema de B.I. em Saúde

Os preços dos planos de saúde no Brasil vêm aumentando muito nos últimos 2 anos.…

1 ano ago